segunda-feira, 18 de abril de 2011

Domingo de Ramos

No passado Domingo, dia 17 de Abril de 2010 a Igreja Católica celebrou o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, também chamado de 2º Domingo da Paixão, no calendário litúrgico anterior ao Concílio Vaticano II, no qual se comemora a Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.

Eis aqui um excerto do Evangelho Segundo São Mateus, que nos relata este episódio:

Os discípulos partiram e fizeram como Jesus lhes ordenara: trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram-lhes em cima as suas capas e Jesus sentou-Se sobre elas. Numerosa multidão estendia as capas no caminho; outros cortavam ramos de árvores e espalhavam-nos pelo chão. E, tanto as multidões que vinham à frente de Jesus como as que O seguiam, diziam em altos brados: «Hossana ao Filho de David! Bendito O que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!».

Na nossa Paróquia de Santa Maria de Carreço a Bênção Solene dos Ramos aconteceu na Santa Missa das 8 horas da manhã, ao sabor a fresca brisa matinal no cruzeiro do adro da Igreja Paroquial. O Reverendo Reitor Torres Lima, revestido de paramentos vermelhos, próprios do dia, benzeu os ramos que cada um levava e proclamou de seguida o Evangelho da Entrada do Senhor em Jerusalém, de onde se extraiu o excerto acima. Numa breve homilia recordou aos presentes o significado dos ramos - a Realeza de Cristo - admoestando os presentes a colocar os ramos num local visível, de modo a lembrarem-se muitas vezes que Cristo é o nosso Rei e Senhor. Segundo o Nosso Reitor, estes ramos devem ser um auxílio nos momentos de fraqueza, sofrimento e desgraça, pois Jesus Cristo, apesar de ser Rei, também teve que sofrer muito até à morte na cruz, redimindo os pecados de toda a Humanidade. Sejamos pois fortes, procurando imitar a Cristo em todos os momentos, oferecendo as nossas angústias e dores a Deus, pela conversão da Humanidade.

De seguida organizou-se a procissão até à Igreja Paroquial, onde se celebrou a Santa Missa, presidida pelo Reverendo Reitor e concelebrada pelo nosso antigo Reitor, o Padre Lourenço Alves. Foi proclamado o Evangelho da Paixão do Senhor, em forma dialogada, pelo celebrante e pelas leitoras Henriqueta Santo e Filomena Miguelote.

A Santa Missa foi solenizada pelo Grupo Coral Paroquial, que cantou belíssimos próprios da Quaresma e do Domingo de Ramos, possibilitando uma melhor vivência penitencial, própria deste dia e deste tempo do Ano Litúrgico.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo!

Sem comentários:

Enviar um comentário