quarta-feira, 20 de abril de 2011

Folclore - Jornadas de Reflexão

A Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho promove mais uma edição das Jornadas de Reflexão, no próximo dia 30 de Abril de 2011, entre as 9h30 e as 17h00 na nossa freguesia de Carreço, subordinadas ao tema "A actualidade e o futuro do Movimento da “Cultura Tradicional”, na perspectiva dos mais jovens".

Desta vez, a organização está a cargo do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço. O evento decorrerá na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.

Transcrevo parte da notícia que saiu na edição de Abril do Jornal Folclore:
"(...) Pretende-se criar um espaço alargado de reflexão, discussão e debates e, subsequentemente, e em conjunto, definir objectivos, estratégias e linhas orientadoras para um futuro mais definido. Ainda, reflectir sobre o papel dos grupos folclóricos no estudo, recuperação, promoção e divulgação das tradições culturais do concelho/distrito de Viana do Castelo, na formação e perpetuação dos conhecimentos relativos aos usos, costumes, trajes, danças, músicas e cantares. Como, sensibilizar os diversos agentes sociais, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, entre outros, para o papel cultural, mas também social dos grupos folclóricos. (...)"
Não deixem de participar! Para inscrições contactem as associações referidas acima. É muito importante que os que participam activamente no folclore tenham perfeita consciência daquilo que estão a fazer, bem como saber legitimar a evolução dos trajes, músicas, danças, usos e costumes. Não é valido fazer tudo...

Saudações folclóricas e tradicionais!

Sem comentários:

Enviar um comentário