segunda-feira, 11 de abril de 2011

Via Sacra e Festa da Palavra

No dia 9 de Abril de 2011, Sábado, pelas 15h30 realizou-se a Via Sacra pelos caminhos do Lugar de Montedor, presidida pelo Reverendo Reitor Torres Lima, Pároco de Santa Maria de Carreço. A mesma terminou pelas 17h00 na Igreja Paroquial, com a celebração da Santa Missa.
A afluência foi pouca, no entanto tudo foi vivenciado com o devido respeito e recolhimento. Esperemos que para o ano a participação seja maior!

No dia 10 de Abril de 2011, Domingo V da Quaresma, integrada da Santa Missa, às 11h15, celebrou-se a Festa da Palavra, das crianças do 4º Ano de Catequese, solenizada pelo Coro Jovem da Paróquia.
A celebração incluiu a entrega da Bíblia Sagrada a oito crianças: Erica Lopes, Inês Fonseca, João Souto, Marta Martins, Nuno Simões, Raquel Ribeiro, Ricardo Amorim e Rita Simões, que pediram ao Senhor Jesus que, através da Sua Palavra, O pudessem conhecer melhor e se aproximassem cada vez mais Dele.
Esta celebração foi muito bem preparada, o que se deveu ao trabalho das catequistas que acompanharam estas crianças: Luzia, Rosa Cândida e Daniela. A elas um grande bem hajam!

Uma pequena nota ao Domingo V da Quaresma: este Domingo recorda e ressurreição de Lázaro, em que Jesus Cristo afirma perante Marta, irmã de Lázaro "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrerá. Acreditas nisto?"; Marta, responde-Lhe dizendo "Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo."
Sejamos pois como Marta e acreditemos em Cristo Redentor que veio salvar a Humanidade pela Sua morte no madeiro da Cruz..
Este Domingo, por ser já muito próximo do Tríduo Pascal, antes do Concílio Vaticano II era denomindo por 1º Domingo da Paixão, e constituía o início do culminar da Quaresma, ou melhor, a intensificação da penitência Quaresmal, preparando a apoteose que acontecerá na Vigília Pascal, com a Ressurreição do Senhor Jesus.

Saudações!

Sem comentários:

Enviar um comentário